Ajuda

NOVO ARTIGO

Como me tornei fluente em espanhol sem morar na Espanha (e como você também pode fazer isso)





Escrito por Luca Lampariello .


“Con los idiomas estás en casa en cualquier lugar” (“Com os idiomas você se sente em casa em qualquer lugar”) – Edward De Waal

Eu poderia jurar que estava no México.
Cada palavra que ouvi foi falada em espanhol. Cada palavra que pude ler - nas paredes, nos produtos, nas portas - era toda em espanhol.

Embora eu já fosse fluente em espanhol na época, meus sentidos de aprendizado de línguas estavam formigando; aqui estava uma oportunidade real e genuína de praticar minhas habilidades, e ela tinha acabado de cair no meu colo.
Afinal, eu não estava realmente no México. Ou na Espanha, ou em Cuba, ou em qualquer uma das dezenas de países onde o espanhol é oficialmente falado.

Eu estava na cidade de Nova York. No Queens, no meio de uma pequena e despretensiosa loja de conveniência.

Ao encontrar o que parecia ser um pequeno pedaço do México bem no meio dos Estados Unidos, finalmente percebi a importância do espanhol como língua mundial.
O espanhol, como o inglês, é uma língua de impacto global. Se você se tornar fluente em espanhol, as portas se abrirão para você.

Permita-me compartilhar minha história de aprender espanhol , para que possa inspirá-lo a começar sua própria jornada de espanhol.

Comece Focado, Fique Focado


Minha primeira experiência com o espanhol foi em 1996.

Eu tinha visto um anúncio na televisão do Lo spagnolo per te (“Espanhol para você”), o equivalente em espanhol do curso que eu havia usado para aprender alemão alguns anos antes.
Naturalmente, comprei imediatamente. Eram os dias antes da Internet, então não era possível obter instantaneamente listas infinitas de cursos de espanhol para escolher. Eu tinha uma escolha e corri com ela.

Anos depois, percebi que aquele único curso teve um grande impacto em minha fluência em espanhol.

Por quê?

Porque com uma (e apenas uma) escolha disponível, eu não tinha alternativa a não ser me concentrar. E o foco pode ser um grande diferencial no sucesso do aprendizado de idiomas .
Os alunos de línguas hoje em dia têm muitas opções para escolher. Para cada idioma, existem dezenas - ou mesmo centenas - de livros, aplicativos móveis, aulas e cursos.

Isso leva ao que é chamado de paradoxo da escolha ; quando apresentado com muitas opções, na verdade se torna mais difícil tomar uma decisão, não mais fácil.

Aqui está meu conselho: não se sobrecarregue com muitos recursos .
Comece com um único livro, curso ou aplicativo e continue com ele até terminar (ou pelo menos até obter todo o valor dele).

Escolha o espanhol certo para você


Aqui está outra coisa que você precisa entender sobre como se tornar fluente em espanhol:

Não existe apenas um espanhol!

O espanhol é falado como idioma oficial em vinte países em todo o mundo, e o idioma é falado de forma diferente em cada local.
Eu sou da Europa, então a escolha natural para mim foi aprender o espanhol falado na Espanha, também conhecido como espanhol ibérico ou castelhano.

Para americanos e canadenses, no entanto, a escolha é muito menos óbvia. A menos que você tenha um motivo claro ou inclinação para aprender um tipo de espanhol, você pode ficar tentado a aprender o idioma com quaisquer pessoas ou recursos disponíveis, independentemente da fonte.
Portanto, se você quer ser realmente, realmente, fluente em espanhol, precisa decidir qual variedade de espanhol deseja aprender, e fazê-lo desde o início .

O espanhol que você escolher para aprender terá impacto:

- Seu sotaque
- Seus gestos
- Sua personalidade ao falar
- Seu vocabulário
- Seu discurso formal e informal
Portanto, recomendo que você escolha uma variedade de espanhol e a aprenda exclusivamente por um a dois anos . Isso dará bastante tempo para que sua nova “identidade” espanhola se desenvolva e evite que seu sotaque se torne uma mistura incomum de influências.

Foco no estilo de vida, não na localização


Quando as pessoas me ouvem falar espanhol, elas imediatamente presumem que eu morei na Espanha. O que é justo, porque eu realmente fiz um intercâmbio em Barcelona em 2007.

No entanto, eles geralmente ficam surpresos ao descobrir que Barcelona não é o lugar onde aprendi a maior parte do meu espanhol.
Claro, eu tive muito contato com o espanhol naquela época, mas considerando que meus cursos universitários eram em catalão e meus colegas de casa eram italianos, eu não falava tanto espanhol quanto você imagina.

A verdade é que eu realmente me tornei fluente em espanhol fora da Espanha , em lugares como Roma e Paris.
Quando morei nesses lugares, fiz um grande esforço para procurar colegas de quarto e de casa que falassem espanhol.

Quando finalmente encontrei falantes de espanhol para morar, passei o máximo de tempo possível com eles.
Não dê ouvidos aos conselhos comuns de que você precisa para morar em algum lugar como Espanha, México ou Argentina para se tornar fluente em espanhol.

Claro, isso certamente pode ajudar, mas não fará o trabalho para você .

As escolhas mais importantes que você pode fazer como um falante de espanhol são como você aprende, com quem você aprende e o que você gasta seu tempo fazendo. Isso é tudo.

Viva sua história de espanhol, torne-se fluente em espanhol


No fundo, minha história em espanhol não é sobre as palavras que aprendi, os recursos que usei ou mesmo os países de língua espanhola que visitei.

Minha história em espanhol é realmente sobre como construí a nova versão de mim mesmo em espanhol .

Eu criei uma identidade espanhola única para mim:

- Foco em um recurso de cada vez
- Mergulhar consistentemente em uma única variedade de espanhol, e
- Construindo um estilo de vida repleto de cultura espanhola, língua e (o mais importante de tudo) espanhóis!
Para se tornar fluente em espanhol, você precisa construir sua identidade espanhola única e viver sua história do espanhol, exatamente como eu fiz.

Claro, sua identidade e história espanholas não serão iguais às minhas; na verdade, tenho certeza de que será bem diferente.

Mas a verdadeira questão é esta:

Quão incrível será sua história em espanhol?

Começar é a única maneira de descobrir!

¡Buena suerte!

Tópicos relacionados:

Comments

Filter by Language:
 1 All