Ajuda

NOVO ARTIGO

Como aprender o sistema de escrita coreano em apenas algumas horas:






A versão em inglês deste artigo foi escrita por Kevin Morehouse , instrutor de idiomas e professor, em uma jornada para tornar o mundo um lugar mais multilíngue e membro da equipe LucaLampariello.com .
De uma perspectiva externa, há uma coisa sobre as principais línguas do leste da Ásia que se destaca nitidamente das demais: seus sistemas de escrita .

Embora grande parte do mundo ocidental dependa das mais de vinte letras do alfabeto latino, China, Japão e Coreia são diferentes - a China usa uma coleção de milhares de glifos semelhantes a desenhos, o Japão usa esses mesmos glifos e os complementa com dois silabários e a Coreia usa um sistema totalmente diferente.
Se você está decidido a aprender coreano, pode estar preocupado que a jornada para aprender o sistema de escrita coreano possa ser semelhante ao que os alunos chineses e japoneses têm que enfrentar: anos e anos memorizando os significados e a ordem dos traços dos caracteres chineses apenas para atingir o nível de leitura de uma criança pequena.

Se for você, então tenho uma ótima notícia: aprender coreano 한글 (hangul) não deve levar anos para você ou qualquer outra pessoa aprender.

Na verdade, não deve demorar nem horas.
Não estou brincando. Mesmo no ritmo mais lento possível, a alfabetização básica em coreano pode ser alcançada em algumas sessões, ainda menos se você estiver motivado.

Neste artigo, vou traçar um roteiro que você pode usar para aprender o sistema de escrita coreano hoje, mesmo se você não souber uma palavra em coreano. Não vou ensiná-lo completamente, mas sim guiá-lo através das ferramentas e recursos que o ajudarão a realizar o trabalho mais rápido do que você mesmo pensa ser possível.

Vamos começar.

Etapa 1: Aprenda as formas básicas




Aprendendo Vogais


Ao aprender o sistema de escrita coreano, o melhor lugar para começar é com o mais fácil dos fáceis: as vogais.

Todas as vogais coreanas são escritas como uma combinação de três componentes possíveis:

1. Uma ou duas linhas verticais (ㅣ)
2. Um traço (originalmente um ponto) (-)
3. Uma linha horizontal (ㅡ)
Sério, é isso.

Essa pequena lista de componentes compõe todas as vogais do idioma.

ㅣ, ㅓ, ㅏ, ㅔ, ㅐ, ㅡ, ㅗ, ㅜ
Não se preocupe com os sons que esses símbolos fazem agora. Você verá isso mais tarde, nos vídeos. Concentre-se apenas em como cada símbolo é composto apenas dos componentes listados acima.

Para os símbolos que contêm um travessão, adicionar um segundo travessão adiciona algo chamado glide (aproximadamente um som 'y', para falantes de inglês) ao início da vogal original.

ㅕ, ㅑ, ㅖ, ㅒ, ㅛ, ㅠ
Você pode até mesmo pegar as vogais puras do primeiro conjunto e combinar seus símbolos, criando ditongos ou um único som que é uma fusão de duas vogais:

ㅜ + ㅣ = ㅟ ㅜ + ㅔ = ㅞ ㅗ + ㅐ = ㅙ ㅗ + ㅏ = ㅘ ㅜ + ㅓ = ㅝ ㅡ + ㅣ = ㅢ

Então é isso. Isso é literalmente todos os símbolos para vogais e sons semelhantes a vogais usados no coreano moderno. Vinte 'letras' que são apenas recombinações de três tipos de linhas.
As coisas ficam ainda mais fáceis quando você associa cada símbolo ao seu som correto. Por exemplo, se você sabe que 'ㅏ' faz um som 'ah' como em 'pai', então você aprenderá rapidamente que adicionar um segundo travessão à letra (ㅑ) produz um som 'yah' , como em 'yard'

Aqui estão dois vídeos curtos que irão guiá-lo através da pronúncia de todos os símbolos vocálicos descritos acima:

Vogais coreanas - básico

Ditongos coreanos - vogais compostas / complexas

Aprendizagem de consoantes


Deixe-me guiá-lo através dos símbolos que você encontrará para consoantes coreanas. Novamente, não se preocupe com os sons por enquanto. Concentre-se apenas nas peças e em como diferentes elementos podem ser adicionados a um símbolo para alterar o som.

Em primeiro lugar, existem 9 formas que constituem as consoantes básicas:

ㄱ ㄴ ㄷ ㄹ ㅁ ㅂ ㅅ ㅇ ㅈ
Como as vogais, essas formas consonantais podem ser combinadas de maneiras interessantes para criar consoantes variantes, todas relacionadas ao som da consoante inicial acima.

Por exemplo, algumas dessas consoantes podem ser 'duplicadas', criando um som tenso. Estas são freqüentemente chamadas de 'consoantes duplas'.

ㄲ, ㄸ, ㅃ, ㅉ, ㅆ

Adicionar uma (ou mais) linhas a vários desses símbolos cria versões aspiradas dessas consoantes, que são simplesmente as mesmas consoantes acompanhadas por mais fluxo de ar para fora da boca quando pronunciadas.

ㅋ, ㅌ, ㅍ, ㅎ, ㅊ
E aí está. Com essas 19 formas, você aprendeu todas as consoantes usadas na língua coreana moderna.

Aqui está um vídeo que o levará a emparelhar cada símbolo com seu som equivalente:

Etapa 2: aprender sílabas simples





Construindo Blocos de Sílaba


Agora que você foi apresentado a todos os símbolos de consoantes e vogais coreanos, podemos aprender um dos aspectos mais interessantes do sistema de escrita coreano: como os símbolos se encaixam.

Você vê, hangul coreano não funciona como a maioria dos alfabetos ou mesmo sistemas de caracteres.
A maioria dos sistemas de escrita constrói palavras simplesmente colocando as letras ou caracteres próximos uns dos outros.

Por exemplo, para transmitir a palavra 'cat' em inglês, usamos as letras 'C', 'A', e 'T' . e simplesmente coloque-os um após o outro em sequência.

C + A + T = CAT
O coreano é um pouco diferente, pois as 'letras' não são escritas em sequência, mas sim organizadas em blocos de sílabas.

Pegue o nome do próprio sistema de escrita, hangul:

Estes são os símbolos que compõem a palavra em coreano:

ㅎ, ㅏ, ㄴ, ㄱ, ㅡ, ㄹ
No entanto, você não pode escrever ㅎㅏㄴㄱㅡㄹ tudo em uma linha e encerrar o dia. Isso não funciona de jeito nenhum.

Em vez disso, os símbolos coreanos dentro das palavras são agrupados em 'blocos de sílabas'. Os símbolos que formam uma sílaba em coreano são agrupados em uma forma quase quadrada e ordenados da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Então, tomada sílaba por sílaba, hangul vai de:

ㅎ + ㅏ + ㄴ = 한 ㄱ + ㅡ + ㄹ = 글
Então, uma vez que os blocos de sílaba apropriados tenham sido construídos, você os coloca lado a lado, da mesma forma que faria com as letras em inglês.

한 + 글 = 한글
Uma exceção importante à construção de bloco de sílaba que ainda não mencionei: se uma sílaba em uma palavra deve conter apenas o som de uma vogal, essa sílaba escrita precisa começar com um símbolo 'ㅇ' , que é conhecido neste caso como uma 'consoante nula'.
Portanto, uma sílaba contendo literalmente apenas a vogal 'ah' em 'pai' precisa ser escrita '아' , e não 'ㅏ' .

Praticando sílabas simples


Depois de conhecer os símbolos individuais de vogais e consoantes, além de como eles são organizados em blocos de sílabas, é hora de praticar a leitura de blocos de sílabas simples, compostos por apenas uma consoante e uma vogal.
Felizmente, é assim que as crianças coreanas começam a aprender a ler, portanto, há muitos recursos para ajudá-lo a aprender rapidamente.

Recomendo começar com uma tabela semelhante à tabela do alfabeto que é usada para ensinar o ABC às crianças que falam inglês.

A única diferença aqui é que, em vez de seu ABC, você aprenderá seu 가나다라마바사 .
Você começa com um gráfico como o mostrado abaixo e o usa para memorizar os sons de todas as combinações simples de consoante-vogal.

Se desejar, você pode até aprender as sílabas simples por meio de uma música, como neste vídeo:

Praticando sílabas complexas


Ao contrário de línguas como o japonês, as sílabas coreanas não estão todas limitadas a pares consoante + vogal (CV) simples.

As sílabas coreanas também podem conter consoantes adicionais após a vogal, resultando em uma estrutura consoante + vogal + consoante (CVC) ou consoante + vogal + consoante + consoante (CVCC).
Quando escritas, essas sílabas parecem um pouco mais aglomeradas do que suas contrapartes de currículo, então você precisa prestar atenção especial às regras da esquerda para a direita e de cima para baixo que são seguidas ao fazer esses blocos de sílaba.

Por exemplo, aqui está a palavra para cavalo ( “mal” ):

ㅁ + ㅏ + ㄹ = 말
E a palavra para a vida ('salm') :

ㅅ + ㅏ + ㄹ + ㅁ = 삶

Infelizmente, é aqui que a pronúncia pode ficar um pouco mais complicada também.

As consoantes que seguem as vogais em um bloco de sílaba são conhecidas em coreano como 받침 ('batchim') ou 'consoantes finais'. Embora a pronúncia dessas consoantes geralmente permaneça a mesma que você aprendeu, há exceções frequentes em que uma consoante final de sílaba será pronunciada de forma diferente do normal.
Aqui estão alguns vídeos que o conduzirão pelas complexidades de 받침 , ou 'consoantes finais':

Consoantes Finais (받침)
Tudo sobre 받침 (Batchim) - Parte 1
Tudo sobre 받침 (Batchim) - Parte 2

Levando suas habilidades 한글 para o próximo nível



Neste ponto, você aprendeu os seguintes aspectos-chave do 한글 , o sistema de escrita coreano:

- Vogais
Desliza
Ditongos

- Consoantes
Consoantes aspiradas
Consoantes duplas

- Consoantes finais ( 받침 )
Se você gastou (ou irá gastar em breve) algumas horas aprendendo e revisando as informações que compartilhei no blog e os vídeos vinculados, você pode dizer muito seriamente que aprendeu o alfabeto coreano.

No mínimo, você deve ser capaz de ler de maneira semi-confiável (ou seja, emitir sons, não entender) qualquer palavra coreana que encontrar.
No entanto, seu trabalho como aluno de coreano ainda não terminou. Na verdade, é apenas o começo.

Aqui estão algumas coisas nas quais você pode trabalhar no futuro, à medida que suas habilidades em coreano aumentam:

Pronúncia


Embora agora você possa reconhecer todas as letras do alfabeto coreano, provavelmente você precisa de muito mais prática para pronunciar os sons coreanos que acompanham essas letras.

Não se preocupe, isso é normal. Para falantes de inglês (e falantes da maioria das línguas ocidentais), a pronúncia coreana é geralmente a parte mais difícil do processo de aprendizagem do idioma.
Como sempre, difícil não significa impossível. Você pode dominar os sons coreanos, assim como eu (e muitos outros alunos) fiz. Leva apenas tempo, dedicação e os recursos certos.

Aqui estão alguns para começar:

YouTube - Motivar coreano - Melhore sua lista de reprodução de pronúncia em coreano

Guia de pronúncia coreana

Escrita e Digitação


Agora que você pode ler e reconhecer os símbolos do alfabeto coreano, provavelmente desejará usá-los para se comunicar por meio da escrita.

Nesse caso, você pode aprender a escrever coreano à mão, digitá-lo no computador ou ambos.
Para escrita à mão, recomendo Hangul Master da Talk to Me em coreano , que mostrará tudo o que você precisa para escrever símbolos coreanos, incluindo a ordem dos traços e diferentes estilos de impressão / escrita.
Para digitar, não há um único recurso que atenda a todas as necessidades, mas eu recomendo começar baixando o jogo de digitação coreano gratuito Go Billy Korean , chamado Hangul Attack . A partir daí, você pode praticar o aumento da velocidade de digitação usando uma ferramenta online como o 10FastFingers .

Você aprendeu a ler e escrever coreano? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Tópicos relacionados:

Comments

Filter by Language:
 1 All