Ajuda

NOVO ARTIGO

Como aprender russo: 3 estratégias para iniciantes



A versão em inglês deste artigo foi escrita por Luca Lampariello .



Visitei a Rússia pela primeira vez em 2013.
Resumindo, era de tirar o fôlego. Embora eu já fosse um viajante experiente, não estava totalmente preparado para todos os momentos maravilhosos e inesquecíveis que a Rússia reservou para mim. Em minhas viagens a Moscou e São Petersburgo , experimentei muitas coisas que simplesmente não teriam sido possíveis se eu nunca tivesse decidido aprender a bela língua russa .
De certa forma, minhas experiências na Rússia pareceram uma recompensa por suportar a longa e selvagem jornada que o aprendizado do idioma tinha representado até aquele momento.
Veja, a língua russa é um labirinto de declinações de maiúsculas, pronúncia difícil e aspectos verbais complicados. Essas coisas representaram um desafio para mim, um poliglota experiente, então só posso imaginar o quão intimidante a língua pode ser para quem quer aprendê-la como primeira, segunda ou terceira língua estrangeira.
Hoje, tenho três conselhos para você que o ajudarão a aprender russo de maneira mais eficaz e a enfrentar suas complexidades com confiança e equilíbrio.
Vamos começar!

1. Aprenda a gramática russa por meio de entradas massivas




O renomado poliglota Kato Lomb disse uma vez:

“Você não pode aprender a linguagem da gramática, mas você aprende a gramática da linguagem”.
Ao aprender russo, este conselho é extremamente importante. A gramática russa é notoriamente difícil, principalmente devido a fatores como o sistema de casos e verbos perfectivos e imperfeitos .
Se você tentar começar a aprender russo abordando primeiro a gramática, não chegará a lugar nenhum rapidamente. Simplesmente há coisas demais para memorizar de uma vez. Isso, juntamente com o fato de que a memorização mecânica é inerentemente entediante e ineficiente, significa que se você decidir abordar a gramática russa, da maneira tradicional, você o fará por sua própria conta e risco.
Dominar a gramática russa requer a forma alternativa recomendada na citação de Kato Lomb : aprender a gramática com a língua!

Simplificando, você deve aprender a gramática russa absorvendo-a de seu contexto natural - a linguagem falada e escrita.
É assim que as crianças aprendem a falar suas línguas maternas; eles não aprendem a gramática explicitamente por meio de tabelas de verbos, mas implicitamente, embora ouvindo e falando a língua tanto quanto podem.

Na verdade, as crianças começam a aprender a gramática principalmente ouvindo (e depois lendo), o que fazem por dezenas de milhares de horas.
Você precisará fazer o mesmo. Ouça e leia e faça o máximo possível. Talvez não por dezenas de milhares de horas, mas certamente por muito tempo.

Isso é chamado de exposição massiva e, em minha opinião, é a chave para dominar a gramática de qualquer idioma, incluindo o russo.
Depois de ganhar grande exposição ao russo falado e escrito, você pode olhar para coisas como tabelas de verbos e declinação , mas apenas se for necessário. Nessas situações, recursos de gramática explícita podem ser muito úteis como referências, caso você precise verificar novamente seu conhecimento.

2. Aprenda a digitar usando o teclado cirílico




À primeira vista, o desafio mais óbvio apresentado pela língua russa é seu alfabeto.
Conhecida como alfabeto cirílico , esta série de 33 letras é muito semelhante ao alfabeto latino (ou seja, o alfabeto usado pelo inglês), mas não exatamente.

O cirílico, por exemplo, tem muitas letras que as escritas latinas não têm, como 'Г', 'Д', 'Ж' e 'З' .
Mesmo quando as escritas em cirílico e latim compartilham letras, geralmente representam sons muito diferentes. Os símbolos 'P' e 'C' usados em russo, por exemplo, são pronunciados como o 'R' e 'S' latino, respectivamente.
Se você vai aprender a língua russa, a melhor coisa a fazer é dominar o alfabeto cirílico rapidamente.

Na minha opinião, a melhor maneira de fazer isso é aprendendo a digitar usando um layout de teclado russo.
Aprender a digitar tem várias vantagens importantes, especialmente para um aluno iniciante de russo. Se você sabe digitar, você pode:

- Identifique e leia palavras mais rapidamente
- Comunique-se rapidamente por mensagem de texto
- Soletrar com mais precisão
- Pronuncie as palavras com mais precisão
Se você já sabe digitar em inglês (ou em sua língua nativa), aprender a digitar em russo não deve ser um grande obstáculo para você. O principal desafio é aprender onde estão as chaves.
O teclado russo padrão usa o que é conhecido como layout do Windows (também conhecido como ЙЦУКЕН ou JCUKEN layout) com a primeira linha de teclas contendo os caracteres Й, Ц, У, К, Е e Н Você pode aprender a digitar neste layout fazendo aulas de digitação em russo em www.keybr.com (em 'Configurações'> 'Layout do teclado', altere 'Idioma' e 'Layout' para russo.)
Este é o layout principal usado pelos russos nativos. Se você quiser digitar como um russo, então este é o teclado que você deve escolher.

Um desafio deste teclado é que o arranjo das letras não corresponde aos layouts de teclado baseados em latim equivalentes, que geralmente começam com QWERTY , QWERTZ ou AZERTY , e não JCUKEN . Por causa disso, aprender a digitar usando o layout padrão do Windows é quase como aprender uma maneira totalmente nova de digitar.
Se isso for um obstáculo para você, recomendo usar um layout de teclado russo diferente, conhecido como Teclado fonético russo.

O layout fonético é projetado para espelhar o teclado QWERTY popular comumente usado em todo o mundo. Por causa disso, o teclado começa com ЯВЕРТЫ (QWERTY) e segue o mesmo padrão de outros layouts QWERTY padrão. Este é o teclado que usei para aprender russo e é muito fácil de se acostumar.
Seja qual for o layout que você escolher, recomendo imprimir uma cópia do layout do teclado escolhido e colá-lo na parede perto do computador ou mantê-lo próximo a você enquanto se senta e se prepara para trabalhar em russo. Isso pode ajudá-lo a aprender o layout rapidamente, sem sempre ter que olhar para as teclas!

3. Use a linguagem para cultivar uma mente aberta


Há uma última coisa que quero recomendar a todos que desejam aprender russo, e tem a ver com mais do que apenas o idioma em si:

Use o russo como uma ferramenta para cultivar uma mente aberta e aprender mais sobre a cultura, a vida e as experiências do povo russo.
Os russos costumam ser estereotipados como um povo frio e severo, que desconfia dos estrangeiros.

Eu também pensava da mesma forma antes de aprender russo e antes de pisar em solo russo.

Por fim, vi uma realidade completamente diferente: os russos podem ser calorosos, amigáveis e extremamente hospitaleiros.
A diferença era saber o idioma, a cultura e os costumes do povo russo. Uma vez que passei um tempo conversando com russos, lendo sobre sua longa e fascinante história e praticando como falar e agir como eles, um mundo inteiramente novo se abriu para mim.
Então, quando você aprender russo, não pense nisso apenas como uma massa de palavras, frases e pontos gramaticais. Observe a língua, as pessoas, a história e a cultura do outro lado.

Se você puder fazer isso, a língua russa se tornará mais do que apenas uma língua, mas uma chave que pode abrir a porta para outro mundo, assim como fez para mim.

Chega de medo de aprender russo


O russo pode parecer uma língua intimidante ou mesmo 'impossível de aprender', mas a realidade é bem diferente.

Apesar de ser uma língua complexa, o russo pode ser aprendido por meio de estratégias especiais que o tornam muito mais fácil de digerir.
Hoje, mostrei a vocês essas estratégias, que são as mesmas que usei para começar a aprender russo anos atrás.

Comece aprendendo o alfabeto digitando. Em seguida, concentre-se em informações massivas para que as complexidades da gramática sejam gradualmente reveladas a você.
Finalmente, mantenha a mente aberta durante todo o processo e use o idioma como um meio para acessar a fascinante cultura russa.

Antes de irmos, tenho uma pergunta para você:

Você está aprendendo russo? Você está preocupado porque, apesar de todos esses conselhos, ainda não tem o que é preciso para lidar com o idioma?

Em caso afirmativo, ligue para mim! Como instrutor de idiomas , passei vários anos ajudando alunos a dominar o idioma russo, e você pode ser minha próxima história de sucesso.

Por fim, o PolyglotClub.com sugere que você experimente o método Rosetta Stone para aprender russo . É verdadeiramente natural e progressivo e permite que você mergulhe na língua russa.
Também recomendamos este livro (Russo para leigos) se você for novo no russo. Tem ótimas críticas em Amazon .

Tópicos relacionados:

Comments