Ajuda

NOVO ARTIGO

Como melhorar o seu nível de linguagem rapidamente graças à leitura ativa e extensa





Escrito por Luca Lampariello .

A leitura, apesar de ser uma das quatro principais habilidades de aprendizagem de línguas, é uma das habilidades mais negligenciadas pelos aprendizes de idiomas.
Além de ler as palavras e frases que são apresentadas em livros didáticos, guias de frases e guias gramaticais, a maioria dos alunos não se preocupa em se envolver regularmente na leitura de textos nativos de qualquer maneira significativa.
Para o aprendiz de língua que deseja alcançar os níveis mais altos de capacidade na lingua-alvo, essa ausência da prática de leitura representa um sério obstáculo à expansão do vocabulário, pois um vocabulário limitado oferece uma menor capacidade tanto de compreensão, assim como de expressão.
Apesar de tudo isso, a questão não é simplesmente 'ler ou não ler' - a resposta para isso é um retumbante 'sim' -, mas o que ler e como.
Você vê, embora a leitura seja uma atividade imensamente valiosa, nem todos os tipos de leitura são criados iguais.
De fato, existem estilos de leitura que são mais úteis em alguns contextos, e menos em outros.
Os dois estilos de leitura mais importantes são conhecidos como Leitura Intensiva e Leitura Extensiva ou Ampla. Se você aprender a dominar "o que", "como" e o "por quê" destes dois estilos de leitura, você terá duas ferramentas poderosas em seu arsenal de aprendizagem linguística, o que aumentará a sua capacidade de adquirir um vasto vocabulários.

Leitura intensiva


Ler intensamente é desconstruir completamente um texto, com o objetivo de absorver o máximo de significado possível. Isso é feito pegando um texto e procurando sistematicamente todas as palavras, frases ou colocações que você não entende.
Esta é uma atividade que requer grande esforço mental e foco. Por causa disso, o aluno que se dedica à leitura intensiva deve ter o cuidado de seguir diretrizes específicas, ou correr o risco de tédio e exaustão. Especificamente, se você quiser ler um texto intensamente, deve ter o cuidado de ler textos que sejam interessantes e curtos , ler apenas por breves períodos de tempo e fazê-lo quando tiver a energia mais mental .
Vamos explorar esses conceitos em mais detalhes:

- Textos para leitura intensiva devem ser interessantes , porque se você não gosta do que lê, você rapidamente esquece o conteúdo e tem mais resistência mental ao processo intensivo de leitura.
- Os textos para leitura intensiva devem ser curtos , porque o objetivo final é entender o texto até o mais ínfimo detalhe. Quanto mais tempo um texto é, mais trabalhoso é completar uma análise tão profunda, por isso é melhor manter textos mais curtos para evitar o esgotamento mental.
Materiais de aprendizagem ideais para leitura intensiva incluem:
- Novos artigos
- Artigos da Wikipédia
- Histórias curtas
- Postagens no blog
- Você deve ler intensamente por breves períodos de tempo especificamente para evitar a exaustão mental descrita acima. É preciso muito foco e esforço para ir de zero (ou parcial) compreensão de um texto para completar a compreensão, por isso é melhor limitar intensas sessões de leitura para 30-35 minutos no máximo.
- Você deve ler intensamente somente quando tiver a energia mais mental , a fim de aumentar ainda mais sua capacidade de aprender, e reduzir o risco de esgotamento mental que vem com uma análise profunda até mesmo dos textos mais curtos. Naturalmente, os níveis mentais de energia flutuam ao longo do dia - e até diferem muito de pessoa para pessoa - então, exatamente, você deve ler intensivamente algo que precisa determinar por si mesmo.

Leitura extensiva


Ler extensivamente é simplesmente ler o máximo possível, sem se preocupar com a minúcia do significado e com a ocasional palavra desconhecida. Isso é feito lendo-se por grandes intervalos de tempo e procurando palavras somente quando você considera absolutamente necessário a sua compreensão do texto.
Se o texto que você deseja ler extensivamente estiver no nível apropriado, você descobrirá que a maioria das palavras desconhecidas pode ser decifrada observando o contexto circundante, tornando desnecessário o uso excessivo de traduções ou dicionários.
Embora a leitura intensiva exija um alto nível de foco e esforço deliberado, a leitura extensiva deve ser uma experiência divertida e prazerosa, exigindo um baixo gasto de esforço mental. Quanto mais extensiva a leitura você fizer, mais linguagem você estará exposto, permitindo que você aumente seu conhecimento passivo de vocabulário rapidamente.
Especificamente, se você deseja ler um texto extensivamente, você deve ler textos que sejam interessantes , adequados ao nível, de duração moderada , para ler quando você puder dedicar mais tempo , e fazê-lo quando estiver relaxado .
Vamos explorar cada um desses aspectos da leitura extensiva em detalhes mais profundos:
- Como na leitura intensiva, os textos para leitura extensiva devem ser interessantes . Como a leitura extensiva é feita por períodos de tempo mais longos, você deve ter o cuidado de selecionar textos que prendam sua atenção e fazer com que você volte para mais, hora após hora.
- Textos para leitura extensiva devem ser adequados ao nível . Como você não estará tentando entender cada palavra e frase (como na leitura intensiva), você deve ser capaz de entender uma alta porcentagem de um texto antes mesmo de começar. O objetivo é absorver palavras desconhecidas através do contexto; portanto, se você não entender a maior parte do contexto, o texto ainda não é apropriado para você ler extensivamente.
- Textos para leitura extensiva devem ser de duração moderada . Especificamente, um texto deve ter, em média, pelo menos 15 a 30 páginas. Textos desse tamanho são longos o suficiente para desenvolver plenamente uma ideia ou narrativa, e exigem que você mantenha uma 'trilha' mental de idéias, conceitos ou personagens à medida que eles se desenvolvem com o tempo.
Materiais de aprendizagem ideais para leitura extensiva incluem:
- Leitores classificados
- Livros bilíngues
- Livros monolíngües (nativos)
- Revistas
- Banda desenhada
- A leitura extensiva deve ser feita por períodos mais longos quando comparada à leitura intensiva. Isso ocorre porque você estará lendo textos mais longos, que naturalmente requerem mais tempo para ler, e porque sentar-se para ler por períodos mais longos permite que você entre no 'fluxo' da leitura e, portanto, processe mentalmente o material mais profundamente. Quando pretender ler extensivamente um texto, é melhor fazê-lo para sessões de uma hora ou mais.
Quando estiver um uma leitura extensiva, o é melhor ficar relaxado . A leitura em um ambiente calmo e de baixo estresse ajudará você a associar a leitura ao prazer e, portanto, aumentará sua disposição para ler com mais frequência e por períodos mais longos. Obviamente, você não quer ficar tão relaxado que adormeça, mas fique de maneira confortável o suficiente para que absorva o que estiver lendo.


Leitura Intensiva vs. Extensa


Até agora, você entende o como ler, o que ler e por que ler de leitura intensiva e extensiva. Embora você possa se sentir mais compelido a um estilo de leitura do que ao outro, não caia na armadilha de pensar que um método é intrinsecamente melhor.
Em vez disso, é importante perceber que ambos os estilos de leitura têm seus usos, e você deve usar ambos os estilos em conjunto (através de textos diferentes), a fim de reforçar a sua aquisição de vocabulário de forma rápida e eficaz.
Lembre-se de que a leitura extensiva e a leitura intensiva são, em sua essência, apenas ferramentas. Sempre e onde quer que você leia em seu idioma de destino, se você souber qual dessas ferramentas é a ferramenta certa para o trabalho, poderá maximizar seu aprendizado e levar sua habilidade no idioma a novos patamares.

Tópicos relacionados:

Comments

Filter by Language:
 3 All