Ajuda

NOVO ARTIGO

Quanto tempo leva para aprender uma língua?




- Quanto tempo demorou para aprender espanhol?
- Quanto tempo demorou para aprender chinês mandarim?
- Quanto tempo demora para aprender um idioma?
Recebo essas perguntas o tempo todo. Como um aprendiz de 13 línguas, as pessoas muitas vezes querem saber o tempo que leva para fazer tudo. É uma pergunta difícil, mas que merece uma resposta. Afinal, se você está olhando para embarcar nesta jornada, você vai querer ter uma idéia de quando você vai chegar lá, certo?
Antes de chegar a essa resposta, no entanto, teremos de enfrentar dois problemas fundamentais:

O que significa 'aprender' uma língua?


Se quisermos saber quanto tempo a viagem levará, precisamos descobrir para onde vamos.
Para iniciantes, sabemos que queremos aprender um idioma. Mas o que significa até mesmo aprender um idioma, afinal? A maioria diria que um idioma é aprendido uma vez que o conhecemos fluentemente.
Então, se trocamos nossos termos, isso significa que a questão real é:
Quanto tempo demora para fluência em um idioma?

Até aqui, tudo bem, certo? Não exatamente. Como o verbo para aprender, a definição da fluência é igualmente difícil de interiorizar. Algumas pessoas igualam a fluência à perfeição. Algumas a igualam a simlesmente ser funcional. Essa é uma ampla gama. Ampla demai.
Mesmo que tomemos a fluência como simplesmente 'conhecendo bem um idioma', não podemos chegar muito longe, pelo menos até que não possamos saber o quão bem queremos aprender o idioma em questão.
Felizmente, existem alguns recursos excelentes disponíveis que você pode usar para ajudá-lo a determinar o quão bem você quer conhecer um idioma. Esses recursos lhe darão um destino em torno do qual planejar sua jornada de aprendizagem e ajudá-lo a estabelecer metas a curto, médio e longo prazo como marcos.
Esses recursos são conhecidos como frameworks de proficiência. Existem dois principais em uso em todo o mundo hoje, sendo o mais popular o que é o Escala CEFR . As escalas do CEFR fornecem vários níveis de proficiência de linguagem diferentes, qualquer um dos quais você pode usar para suportar sua própria definição pessoal de fluência.
Pessoalmente, considero uma linguagem a ser aprendida em um nível fluente, uma vez que desenvolvi minhas habilidades de fala, escuta, leitura e escrita ao nível B2 na Escala Global do CEFR :
Pode compreender as principais idéias de texto complexo em temas concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas em seu campo de especialização. Pode interagir com um grau de fluência e espontaneidade que facilita a interação regular com falantes nativos sem tensão para qualquer das partes. Pode produzir texto claro e detalhado em uma ampla gama de assuntos e explicar um ponto de vista sobre uma questão atual, oferecendo vantagens e desvantagens de várias opções.
Eu apontar para esse nível em particular para a fluência porque é o nível mais avançado na escala sem se mover para a proficiência no nível profissional ou acadêmico.

Quão rápido você aprende é dependente de vários fatores


Uma vez que você determinou como você gostaria de definir fluência em uma língua estrangeira, você precisa estar ciente da miríade de fatores objetivos e subjetivos que afetarão a rapidez com que você chega a um nível fluente.

Fatores objetivos


O principal fator objetivo (ou seja, um fator que não é dependente de você como indivíduo) que afetará o tempo que leva para alcançar a fluência é conhecido como distância linguística entre seu idioma nativo e seu idioma alvo.
Para entender isso, é importante ver todos os idiomas como um sistema que é composto por vários subsistemas. Embora todos os idiomas sejam únicos à sua maneira, todas as linguas consistem nas mesmas estruturas básicas.
Vejamos o italiano, por exemplo.

O italiano é uma linguagem humana, ou seja, é composto pelos subsistemas da linguagem humana: sintaxe, léxico, fonética, etc.
Através da comparação de duas línguas, veremos que seus subsistemas podem estar intimamente relacionados, distanciados ou em qualquer lugar intermediário.
Se compararmos o italiano com o espanhol, veremos que há quase todas as áreas: ordem das palavras (sintaxe), vocabulário (léxico), sistema de som (fonética). Podemos dizer que o italiano e o espanhol são linguagens próximas .
Se comparamos o italiano com o japonês, encontramos menos semelhanças e um grande número de diferenças. O italiano tem uma ordem de palavras Subject-Verb-Object (SVO) , enquanto o japonês possui uma ordem de palavras Subject-Object-Verb .
Além disso, o italiano tem um maior inventário de sons do que o japonês, e os vocabulários de ambas as línguas são quase inteiramente diferentes. Portanto, podemos dizer que o italiano e o japonês são linguagens distantes .
Tomando seu idioma nativo como um ponto de referência, você verá que qualquer linguagem na Terra pode ser considerada um idioma próximo ou distante, dependendo das estruturas linguísticas internas comparadas.
Alcançar a fluência em uma linguagem mais distante inevitavelmente levará mais tempo do que fazê-lo em uma linguagem mais próxima.

Fatores subjetivos


Há também vários fatores subjetivos que influenciarão quanto tempo levará para que você alcance fluência.
Esses fatores são dependentes de você como indivíduo, o que significa que você pode manipular esses fatores, conforme necessário, para aprender seu idioma alvo mais rapidamente. Isso é algo que você não pode fazer com a distância linguística.
Os três fatores subjetivos são:
- Sua experiência anterior de aprendizagem de idiomas
- Os seus ambientes micro e macro
- Seu tempo na tarefa

Experiência de aprendizagem de idioma anterior


Na aprendizagem de línguas, a experiência desempenha um papel importante na rapidez com que adquire um novo idioma. Se você nunca aprendeu um idioma antes, sua primeira língua estrangeira levará mais tempo para aprender bem do que qualquer linguagem subseqüente, independentemente da distância linguística.
Uma vez que você tenha esse primeiro idioma estrangeiro atrás de você, você terá uma maior compreensão do aprendizado geral da língua, e cada nova linguagem virá para você com mais facilidade do que a última.

Ambientes Micro e Macro


Onde e como você vive sua vida também desempenham um papel importante na velocidade de aquisição da linguagem.
No nível mais amplo, sua aprendizagem é afetada pelo seu ambiente macro . Isso é em grande parte uma função de onde você mora: o país, a região ou o estado, e a cidade ou cidade em que você se encontra. Dependendo do seu ambiente macro individual, você terá um tempo mais fácil ou difícil de alcançar fluência em sua língua estrangeira.
Por exemplo, se você está aprendendo espanhol em Valência, na Espanha, você tem um ambiente macro que aumentará sua velocidade de aprendizado. Se, por outro lado, você estiver aprendendo espanhol em Pequim, na China, seu micro ambiente não aumentará sua velocidade de aprendizado e pode diminuí-lo.
Em um nível mais íntimo, sua aprendizagem é afetada pelo seu micro ambiente . Esta é em grande parte uma função de como você mora, e com quem você se cercou. As opções feitas no micro ambiente podem somar ou subtrair quaisquer vantagens ou desvantagens para a aprendizagem causada pelo macro ambiente.
Se você está aprendendo espanhol em Valência, Espanha, mas você mora, trabalha e socializa somente com falantes não espanhóis, você tem um micro ambiente que diminuirá sua velocidade de aprendizado.
Se você está aprendendo espanhol em Pequim, na China, mas você vive, trabalha e socializa apenas com falantes de espanhol lá, você tem um micro ambiente que aumentará sua velocidade de aprendizado.
O caminho mais rápido para fluência sempre virá através do alinhamento de seus ambientes macro e micro para que ambos apoiem seus objetivos de aprendizagem . O segundo caminho mais rápido será através do desenvolvimento de um micro ambiente adequado. Se você pode viver, trabalhar ou socializar de outra forma com oradores do seu idioma alvo, esses benefícios sempre superam as vantagens ou desvantagens da sua localização geográfica.

Tempo na tarefa


Por último, temos talvez os fatores mais óbvios que afetam a rapidez com que você aprende um idioma: quanto aprendeu a fazer!
O aluno que coloca horas de aprendizado mais focadas, dia após dia, sempre atingirá seus objetivos mais rapidamente do que outra pessoa que colocará menos horas ou colocará a mesma quantidade de horas ao longo de um longo período de tempo.

Um conto de dois alunos


Para ilustrar como esses fatores objetivos e subjetivos funcionam juntos para aumentar ou diminuir quanto tempo demora a aprender uma linguagem, vejamos dois exemplos teóricos.
Mark e John são ambos americanos, com 35 anos de idade.
Mark está aprendendo japonês, um idioma distante de seu inglês nativo. Mark não tem experiência em linguagem anterior, e vive em uma área do Texas que é relativamente desprovida de falantes japoneses nativos. Como tal, ele não tem o macro ou micro ambiente que é propício para aprender japonês rapidamente. Mark também é casada, e tem muitos compromissos não relacionados à linguagem em sua vida cotidiana.
Se Mark colocar em uma hora de tempo na tarefa todos os dias, ele alcançará um nível B2 na escala CEFR em aproximadamente 3-5 anos.
João, por outro lado, está aprendendo português, a qual é uma linguagem parecida com seu inglês nativo. João já fala duas línguas estrangeiras em nível B2: coreano e espanhol. Acima disso, ele trabalha na área da linguagem como um professor de espanhol e então fica em contato com estudantes de línguas diariamente. Recentemente solteiro, João decidiu se mudar para Portugal (macroambiente) e tem planos de fazer amigos com os locais lá (microambiente).
Se João colocar em uma hora de tempo na tarefa todos os dias, ele alcançará um nível B2 na escala CEFR em 2-6 meses.
Observe como Mark e John fizeram o mesmo compromisso de tempo diário para a aprendizagem de línguas, mas devido a todos os outros fatores subjetivos e objetivos, John tem a possibilidade de alcançar fluidez em qualquer lugar de 3% a 16% do tempo total que a Mark gastará em Aprendendo. Essa é uma grande diferença!
Embora os exemplos de Mark e John acima sejam bastante extremos, é importante entender que há muito mais para acelerar a aprendizagem do que apenas o tempo investido.

Conclusão


Então, quanto tempo leva para aprender um idioma?
A questão é extremamente vaga, pois depende de termos como aprendizagem e fluência, cujos significados mudam de pessoa para pessoa.
No seu caso, recomendo que você reduza as possibilidades definindo a fluência para si mesmo.
Isso é feito com mais facilidade ao estabelecer B2 na escala CEFR como seu objetivo-estado, como seu ponto de fluência.
Uma vez que você sabe o que você está apontando, você precisa olhar para a distância linguística entre o idioma nativo e o alvo para ter uma idéia geral de quão difícil será alcançar fluência. Então, você pode finalmente olhar para sua situação individual e ver quais fatores subjetivos você pode influenciar em sua vida para acelerar-se ao longo do caminho de aprendizagem.
Tenha em mente que a velocidade de fluência sempre mudará. Os fatores crescerão, mudarão e se desenvolverão de acordo com sua linguagem escolhida, sua experiência de aprendizagem e sua situação de vida.
Pode não haver atalhos para a fluência, mas agora você sabe exatamente o que é preciso para chegar lá em tempo útil!
Escrito por Luca Lampariello e Kevin Morehouse

Tópicos relacionados:

Comments