Ajuda

NOVO ARTIGO

Qual é o segredo de se lembrar de palavras?



Artigo de LUCA LAMPARIELLO (versão em Inglês)

As palavras são, sem dúvida, os elementos básicos, os 'tijolos' de uma língua. Aprender novas palavras representa um sério desafio para muitos estudantes de línguas. Adquirir muitas palavras rápido é um sonho para cada aluno de línguas. Para alguns, é uma verdadeira obsessão. Muitas vezes, são cumpridos estes esforços com a decepção e frustração.

Não é surpresa, então, que uma das perguntas mais freqüentes aqui e eu fico aqui no YouTube diz respeito ao que eu defino como 'a busca por palavras'.
Por que é tão difícil de memorizar novas palavras?

Memorização novos termos parece uma tarefa difícil por muitas razões. Em geral, o cérebro tende a selecionar as informações que recebe, descartando o que considera desnecessário. Imaginem lembrando cada detalhe que entra o seu cérebro: você iria se lembrar milhares de palavras sem esforço, mas também estar pagando um preço terrível: seu cérebro seria constantemente lutando contra a interferência permanente, indesejável e irritante de informações inúteis. Felizmente, o nosso cérebro funciona em seu próprio ritmo, e 'auto-regulação', quando se trata de organizar informações.

Então, esquecendo a informação é realmente uma coisa boa. O objetivo é ajudar o cérebro a lembrar as informações que consideramos importante. Alunos de línguas quero lembrar tantas palavras quanto possível e que muitas vezes não é possível. Eles chegaram à conclusão de que eles simplesmente não têm uma boa memória e, assim, a aprendizagem de línguas não é para eles. Este é outro mito que deve ser dissipado.

O que quer que suas limitações, o cérebro possui uma extraordinária capacidade de aprender e reter informações. O segredo está em como realmente usá-lo.

Um gráfico famoso existe chamado 'curva de esquecimento':

Se aprendermos uma nova palavra ou expressão no dia X, esta informação irá desaparecer em nossa memória dentro de poucos dias. Não se surpreenda, então se você não consegue lembrar de uma determinada palavra, depois de ter aprendido apenas alguns dias antes.
Como podemos melhorar a nossa capacidade de reter novas palavras?

O processo de aquisição de novas informações podem ser geralmente divididos em 3 categorias: decodificação, armazenamento e recuperação. Quando o cérebro recebe a informação nova, ele decodifica-lo e, em seguida, armazena. A informação armazenada pode ser recuperada no futuro. Se não podemos lembrar de algo (o chamado 'conhecimento-gap'), algo deu errado durante uma dessas fases.

Existem vários tipos de memória: a memória de curto e longo prazo, memória sensorial etc. Este último recebe informação através da estimulação dos sentidos, como visão, tato, olfato. A memória de curto prazo, também chamada memória de trabalho, retém pequenas quantidades de informação por curtos períodos de tempo. Vamos utilizá-lo quando fazemos cálculos mentais, lembrar de uma senha, um código ou um número de telefone. Se queremos armazenar uma palavra, temos que colocá-lo em nossa memória de longo prazo. Como podemos fazê-lo de forma eficiente?

A memória é como um músculo, que atrofia se não funcionar. Cada capacidade / faculdade que é negligenciada tende a enfraquecer e acabam por desaparecer. Por isso, deve ser constantemente estimulada. A melhor maneira de fazer isso é para repetir. Se você quer que sua memória para funcionar bem, fazer o trabalho um pouco todos os dias. A repetição de uma operação tem um efeito cumulativo, cujo principal objetivo é o de forçar as informações em nosso cérebro, sem nós, fazendo esforços deliberados.

FATORES-CHAVE
Aqui estão alguns fatores-chave para melhorar a sua capacidade global para lembrar novos termos e expressões

Interesse
A fim de melhorar a sua capacidade de reconhecer e memorizar novas palavras e expressões que você precisa estar interessado e apaixonado pelo que você está fazendo. Cultivando um interesse em um determinado campo e constantemente a lembrar-se porque você está fazendo isso fornece um impulso incrível no seu processo de aprendizagem. Quando você começar a aprender uma língua; imaginar as imensas possibilidades que falar que proporcionaria em termos de trabalho, amizades, sentimentos. Emoções melhorar a memória. É até você para fazer isso acontecer.

Atenção
Concentração e atenção são factores fundamentais para o processo de aprendizagem. Na era da Internet, a concentração é reduzida devido à multitarefa. Então, eu sugiro que você eliminar a rádio de música e todas as outras distrações potenciais e se concentrar na tarefa em mãos. Concentração ajuda a impulsionar seu desempenho enormemente.

Compreensão
Nós só aprender o que podemos compreender. Sempre que você entender completamente uma frase ou um conceito, você também entende suas partes individuais e as conexões entre eles. Um engenheiro que descobre como um circuito eletrônico funciona é mais propensos a entender seus componentes individuais. O mesmo vale para um aluno de línguas: se ele entendia um determinado período, ele vai se lembrar as palavras melhor.
Associação
Nosso cérebro é uma enorme rede de neurônios: cada neurônio está conectado com dezenas de milhares de outros neurônios Portanto, se queremos fazer o melhor dos processos de aprendizagem devemos adaptá-los à maneira como nosso cérebro é estruturado. Uma das ferramentas mais eficazes para fazer isso é associação, ou seja, ligando novas informações com as informações antigas, que é armazenada em nossa memória de longo prazo. Isto pode ser feito de várias maneiras.

Visualização
Uma dessas formas é através de imagens. Nosso cérebro também processa a informação via cores, formas, etc. Se você ligar uma determinada palavra com uma imagem, essa palavra será mais provável de ser ligada com outras informações já armazenadas em nossa memória. Como resultado, vamos lembrar-lo melhor. Por exemplo, para lembrar o nome de uma pessoa, você pode colocá-lo em relação a uma característica particular de sua aparência. Quanto mais a associação é um absurdo, o mais fácil você vai lembrar o nome dessa pessoa.

Consolidação
Aproveite o tempo para processar e armazenar informações. Um dos melhores e mais simples maneiras de fazer isso é simplesmente a avaliar o que você aprendeu em intervalos regulares. Repetindo algo faz com que seu cérebro percebe que ele pode precisar essa informação e que o ajude a corrigir essa informação de uma forma muito mais eficaz.
Contexto
Contexto é rei na aprendizagem de línguas. É importante sempre aprender palavras em seu contexto que ajuda o seu cérebro para formar imagens, associar a palavra a outras palavras. O mais interessante de um texto é, mais estaremos motivados para compreendê-lo e, assim, lembrar dela.

Múltiplos contextos
Leitura nos faz ligar os pontos. Quando lemos muito, nós enormemente levantar a possibilidade de encontrar a mesma palavra em contextos diferentes, o que reforça enormemente a nossa capacidade de retê-lo. Mais uma vez, associados desempenha um papel importante.

Dinâmico
Aprender uma língua é uma habilidade que adquirimos. Um processo dinâmico de aprendizagem é preferível a um 'estudo' estática da língua, onde são analisadas as peças de forma isolada e sem um contexto, em vez de ser absorvida dentro de conteúdo interessante.
TÉCNICAS

Eu desenvolvi duas técnicas específicas que cumprem as factores / princípios que mencionei acima.

Eu uso o primeiro quando estou em Fase 1 e Fase 2 (deliberadamente de aprendizagem) e os outros se lida com a expansão do vocabulário no estágio 3 (alunos avançados, intérpretes). Vou expandir sobre este assunto no meu livro ...

Tópicos relacionados:

Comments