Ajuda

NOVO ARTIGO

Como deveríamos aprender gramática?



Nós precisamos aprendê-la formalmente?

Existem várias opiniões por parte de professores e aprendizes da comunidade do aprendizado de línguas sobre gramática.



Algumas pessoas acreditam que um método baseado na gramática é a chave para aprender uma língua de forma eficiente. Elas dizem que o estudo da gramática é necessário para o entendimento da estrutura da língua. Elas insistem que sem entender sua gramática, uma língua seria seria um aglomerado de palavras difíceis de decifrar. Algumas vão mais longe e dizem que é necessário um bom entendimento da gramática antes mesmo de começar a aprender a língua. Eu chamo isso de método puramente analítico.

Por outro lado, alguns acreditam exatamente no oposto: que livros de gramática são um obstáculo desnecessário que retarda o processo de aprendizagem. Regras de gramática deveriam ser exclusivamente deduzidas pela língua, e não vice-versa. De acordo com essa visão, um estudante deveria começar "atacando" a língua o mais cedo possível. Exposição massiva e dedução são fatores chave aqui. Eu chamo isso de método puramente indutivo.
Uma definição de gramática

Eu encontrei uma definição interessante de gramática: Gramática é "a base estrutural da nossa habilidade de nos expressar. Quanto mais soubermos como ela funciona, mais poderemos monitorar o sentido e a eficiência do modo com que nós e outros usamos a língua. Ela pode dar precisão, detectar ambiguidades e explorar a riqueza da expressão. Isso pode ajudar qualquer um, não só professores de línguas, mas todos os professores".

O que me prendeu a atenção foi a frase "Quanto mais estivermos cientes de como ela funciona". Eu não acho que devemos estar cientes de como ela funciona. Nós apenas devemos fazer com que ela funcione. Uma vez que a língua esteja fluindo e sendo expressa de forma precisa, nós aprendemos a sua gramática. Crianças de cinco anos nem conhecem a palavra gramática e mesmo assim elas são capazes de articular frases inteiras corretamente em sua língua nativa. Elas absorveram a língua inconscientemente.
Quebrando o código

O nosso objetivo é comunicar. Nós não estamos buscando sucesso em exercícios de gramática e assuntos relacionados. A gramática será absorvida se o aprendiz trabalhar de modo realmente eficiente. Eu vejo línguas como códigos. Cada língua tem um código diferente. Línguas são modos pelos quais seres humanos "codificam" sons e palavras para transmitir uma mensagem. Se nós nos comunicarmos de maneira eficiente, quer dizer que quebramos o código.
Para quebrar o código, nós precisamos identificar os seus padrões. Essa é a chave.
Uma vez que quebramos o código, a língua se abre e tudo fica fácil e proveitoso.
Como quebrar o código?

A questão principal é: como quebrar o código? Como encontrar um método para colocar tudo isso em prática?
Deixe-me dar um exemplo de análise e dedução.
Vamos considerar a sequência de números inteiros a seguir, chamados de números de Fibonacci:

0 1 1 2 3 5 8 13...

Ao invés de lhe dar uma explicação, eu posso dar uma dica: existe um padrão simples e preciso entre os números adjacentes, considerados em pares. Você descobriu? Se você não descobriu, tente de novo, o esforço vale a pena.
Tudo bem, você encontrou a solução? Você não está sentindo uma sensação de satisfação?
Agora, imagine que eu simplesmente lhe dei a seguinte definição:
Os primeiros dois números na sequência Fibonacci são 0 e 1, e cada número seguinte é a soma dos dois anteriores. Em termos matemáticos, a sequência Fn de Fibonacci é definida pela relação recorrente:

Fn = Fn-1 + Fn-2

Que dá valores F0 =0 e F1=1.

Com isso, você terá apenas que inserir nos números os valores iniciais e obter a sequência. Você aprendeu a ideia da série de Fibonacci, foi dito a você como ela funciona. Entretanto, no primeiro caso, você descobriu sozinho. Se você descobriu, o seu cérebro fez o esforço para encontrar o padrão. Esse esforço é importante pois causa a formação de redes neurais. Deduzir as coisas com apenas uma pequena ajuda de fora é importante.
Meus Techniques

Eu sou muito objetivo orientado pessoa, e eu faço 100% de certeza de que posso me comunicar confortavelmente na língua-alvo.
A fim de fazer isso, eu cortei toda a gordura e apenas se concentrar no que é necessário para usar a linguagem. Eu simplesmente escolher os textos que melhor atendem os meus interesses e intuitivamente tentam compreender a gramática, observando a linguagem real de falantes nativos. Eu sou calmo e relaxado, porque eu estou ciente do fato de que muito única frase contém toda a gramática que eu preciso saber para expressar um pensamento particular, assim como a sequência de Fibonacci contém a chave para a sua codificação em apenas alguns números. Menos é mais no meu método.
Para qualquer um de vocês que está interessado em usá-lo, eu posso mostrar-lhe exatamente como conseguir o que tenho conseguido ao longo de muitos anos de aprendizagem de línguas com sucesso por 'treinar' você durante todo o processo.
Os detalhes estarão em um livro que eu estou trabalhando atualmente, que está agendada para ser liberado até junho de 2013.
Escrito por Luca Lampariello

Tópicos relacionados:

Comments