Ajuda

NOVO ARTIGO

Como se manter motivado ao aprender um novo idioma





Escrito por Luca Lampariello .

'A lógica te levará de A para B. A imaginação te levará a qualquer lugar' - Albert Einstein
O ano é 2011.

Eu nunca senti um fracasso assim antes.

Nos últimos meses, eu aprendi romeno.

Eu peguei por um capricho, pensando que seria fácil. Afinal, eu já falava quatro das 'línguas irmãs' do romeno (espanhol, francês, português e italiano) e conhecia muito bem vários idiomas eslavos (russo e polonês) da mesma parte do mundo.
Se qualquer idioma fosse um 'pedaço de bolo' para eu aprender, romeno seria.

Ou então eu pensei.

Apesar de todas as vantagens que tive ao começar o romeno, não pude me obrigar a estudar. Eu tinha todos os motivos para ter sucesso, mas faltava alguma coisa.

Então desisti.
Eu nunca fiz isso antes. Não com uma linguagem. Como uma pessoa com uma reputação de aprender bem as línguas e de se manter fiel a elas, foi uma espécie de derrota esmagadora da alma.

Naquele momento, toda a minha experiência, todas as minhas técnicas e todos os meus métodos para me manter motivado não contaram para nada. Eu estava sentindo falta de algo essencial, e isso fez toda a diferença entre aprender e desistir.

O que eu estava perdendo?
Conexão emocional .

Deixe-me explicar.

A importância da conexão emocional




No começo, não entendi por que desisti do romeno. Eu via isso como uma linguagem como qualquer outra, e assim fiquei completamente confuso quando não conseguia encontrar a motivação que geralmente tenho para essas coisas.
Quando comecei a aprender húngaro, no entanto, entendi imediatamente por que meus esforços com o romeno haviam fracassado.

Ao contrário do romeno, o húngaro era uma língua pela qual me apaixonei assim que o ouvi pela primeira vez.
Fui à Hungria e fiquei maravilhado com a beleza das pessoas, a comida, a arquitetura - tudo isso. Eu só passei alguns dias em Budapeste com meus amigos em 2007, mas momento após momento, eu fiquei completamente encantada.
Minha primeira experiência na Hungria naturalmente levou ao desejo de aprender húngaro. Eu queria experimentar aquela cultura maravilhosa e bela novamente, mas de dentro, como só um falante húngaro podia.
Em suma, desenvolvi uma conexão tão emocional com a Hungria e o povo húngaro que aprender a língua não era uma opção para mim - era uma inevitabilidade.

Com romeno, eu não tinha nada disso.

Eu não fui à Romênia e vivi a cultura romena.

Além disso, eu não tinha amigos romenos.

Ainda pior, eu não tinha planos de ir para a Romênia!
Não havia nada que me motivasse emocionalmente a aprender romeno, como lá depois estava com o húngaro. O romeno, pelo menos na época, era apenas outro idioma. E é por isso que não consegui aprender.

Eu aprendi minha lição desde então. Sei que para ter sucesso em aprender qualquer idioma, você deve se conectar absolutamente emocionalmente com a língua, seu povo e sua cultura.
Eu também sei, no entanto, que não é possível que todos tenham experiências emocionantes e memoráveis em um país estrangeiro antes de aprender a língua daquele país.

Então deixe-me ensinar-lhe uma técnica legal para obter todos os benefícios de uma conexão emocional sem ter que pisar no país onde sua língua-alvo é falada (ainda!).

1 - A Técnica SEE : State


Quando comecei a aprender húngaro no final de 2015, as memórias do tempo que passei em Budapeste foram grandes motivadores no meu sucesso final.
Agora, usando o que chamo de técnica SEE , vou ensinar como você pode usar a visualização para criar suas próprias 'memórias' imaginárias que o motivarão em sua jornada linguística. E isso, como eu disse, sem ir ao exterior!
SEE é uma sigla em inglês que significa:

Estado / emoção / olho

Cada um destes são conceitos-chave que irão guiá-lo em direção a uma visualização motivadora sem esforço.
Primeiro, nós temos Estado ou 'estado de espírito'. Este conceito representa como você pensa sobre a língua que você está aprendendo .

Seu estado de espírito é absolutamente essencial para o seu sucesso. Estar em um estado de espírito positivo e otimista melhora consideravelmente o seu processo de aprendizagem, sua capacidade de reter informações e sua disposição de permanecer no caminho certo.
Antes de preparar sua visualização, você deve se certificar de que você cultiva a seguinte mentalidade útil, o que significa que você :

Tem certeza de que é possível aprender bem a sua língua-alvo
Acredite que você pode aprender bem a língua
Está convencido de que você tem o que é preciso para superar todos os obstáculos em seu caminho de aprendizagem.

2 - A Técnica SEE : Emotion




O segundo passo na técnica é imbuir sua visualização com emoção ( Emotion )!

As emoções são o que trazem energia e sentimento para nossas vidas. Muitas vezes, eles são o que motivam você a agir em relação a algumas coisas e a evitar outras completamente.
Na sua visualização, você deve usar as emoções para fazer com que a sua 'memória' imaginada pareça real, como aconteceu na realidade , ou poderia acontecer com você no futuro, se você trabalhar duro no aprendizado da língua.

Isso significa:
- Imaginando a configuração de sua memória em detalhes vívidos ( onde você está e quando )
- Retratando exatamente com quem você está falando e o que está fazendo juntos
- Amarrar os detalhes do cenário para seus objetivos, desejos e as emoções específicas que você poderia sentir naquele momento.
Se você pensar sobre isso, todos esses fatores são o que ajudam suas memórias mais queridas a se destacarem em sua mente. Estamos apenas usando-os de uma maneira diferente - não para relembrar, mas para inspirar o aprendizado futuro!
Depois de criar um cenário motivador, anote os detalhes da lista acima. Algo como:
- ONDE / QUANDO? Budapeste, Hungria. A ponte de Margaret. Uma tarde de outono.
- QUEM / QUE? Meu amigo húngaro Editar. Vamos jantar e conversar sobre a cultura húngara.
- Como eu sinto? Eu admiro a beleza de Budapeste e as pessoas que moram lá. Eu não posso esperar para experimentar a comida e a vida noturna, e aprender mais sobre a cultura.

3 - A técnica SEE : Eye


O terceiro e último passo da técnica SEE é Olho , que é a abreviação de 'Mind's Eye', ou o 'olho' que você usa para visualizar seu cenário imaginado.
Nesta etapa, basta tirar os 'detalhes emocionais' do final da etapa 'Emoção' e usá-los para criar uma visualização real. Você pode então usar essa visualização como uma 'meta' que você pode realisticamente tentar viver no futuro.
Para tornar sua visualização o mais realista e detalhada possível, recomendo escrevê-la primeiro no papel , como se fosse uma história.
Então, todo dia, leia de volta para si mesmo e tente visualizar seus eventos em sua 'mente'. Com o tempo, você será capaz de conjurar a visualização completamente da memória e usá-la para motivar-se antes de seu aprendizado diário.
Aqui está a minha visualização de exemplo:
'Estou em Budapeste, na Hungria, durante uma noite no final de outubro.
Em pé perto da famosa Ponte Margarida, eu observo o que me rodeia. De um lado do rio, em Pest, vejo o enorme edifício do Parlamento húngaro em toda a sua glória iluminada. Do outro lado, vejo as colinas verdes de Buda, agora encobertas pela escuridão da noite.
De repente, sou tomado por uma onda de nostalgia. Eu estive aqui antes, quase dez anos atrás ...
A cena diante de mim muda. Eu sou uma década mais jovem, de pé no mesmo local.
Uma garota se junta a mim na ponte. Eu reconheço seu rosto; é meu amigo Edit, que é um local, diferente de mim. Ela me cumprimenta e sorri, e logo decidimos ir a um restaurante próximo.
Nas próximas horas, o Edit compartilha um milhar de detalhes sobre a fascinante cultura húngara, de uma forma que é apenas uma autêntica lata húngara.
Ao longo de vários pratos de comida húngara tradicional, Edit me conta sobre a Hungria e sobre Budapeste. Ela recomenda seus pratos húngaros favoritos e fala sobre os melhores vinhos húngaros. Juntos, compartilhamos histórias de nossos países de origem e tentamos determinar todas as pequenas formas em que a Itália e a Hungria são semelhantes e diferentes.
A partir daquela noite, tive a certeza de que a língua e a cultura húngara seriam uma parte importante da minha vida e do meu futuro '.

Para você


Usar o método SEE é uma ótima maneira de criar um conjunto de motivos convincentes e motivadores para aprender uma língua estrangeira, mesmo que você ainda não tenha tido nenhuma experiência para aprendê-la.
Com o poder da sua imaginação, você pode visualizar cenários vívidos que representam tudo e tudo o que você espera que um dia faça com a linguagem.
A chave para fazer essas visualizações funcionar é usar suas emoções . Se você conseguir fazer a visualização parecer real, como algo que realmente acontecerá , ela se tornará um grande motivador à medida que suas habilidades continuarem a aprender e crescer.

Começa hoje.

Comece agora.

Isso fará uma enorme diferença.

Tópicos relacionados:

Comments

Filter by Language:
 4 All