Ajuda

NOVO ARTIGO

Por que você deve aprender Esperanto?



A versão em Inglês deste artigo foi escrito por Benny Lewis, o famoso irlandês poliglota.

Sempre que eu conheço novas pessoas eu tento ajudá-las com suas missões de aprendizagem de línguas, quando ouvem que eu já aprendi a falar algumas línguas pedem-me para enumerá-las, e o que sempre atrai a atenção deles é o mais Esperanto.
A maioria das pessoas nunca ouviu falar dele, mas, ocasionalmente, eles dizem que eles pensaram que estava morto e que talvez eu aprendi isso como uma alternativa para Klingon ou Na'vi apenas para o inferno dele, uma vez que 'ninguém realmente fala'.
Bem, hoje eu vou fazer uma sugestão que eu incluído como um dos muitos outros hacks de idioma no Guia da Língua Hacking, e não tem nada a ver com salvar o mundo, ou a paz eo amor entre todas as raças com uma linguagem universal. Eu não aprender esperanto a apontar para um mundo melhor algum dia - para mim, isso tem usos muito práticas agora para mim e para muitos alunos.

Mesmo que tivesse nenhum orador, ainda seria muito útil


Na verdade, vamos fingir que ninguém realmente fala Esperanto.

Neste universo hipotético, não é apenas material online para aprendê-lo e um cara no Skype no Iêmen que está disposto a conversar com você nele. Mesmo nesta situação, eu continuo a dizer que, se você não está falando a sua língua-alvo ainda (espanhol, japonês, russo ou o que quer que seja), então a dedicar duas semanas para Esperanto você pode obter meses antes nesse idioma.
Se você já falam várias línguas, então este corte determinado idioma será perdido em você, mas para aqueles de vocês ainda atrás da 'barreira' de realmente conversar, isso pode ser apenas o que o médico receitou!

Uma grande crítica que tenho para muitos sistemas de aprendizagem tradicionais é a obsessão com o estudo (aka entrada se você gosta de pensar dos seres humanos como o mesmo que robôs), porque eles vêem uma linguagem como nada mais do que pura informação e ignorar totalmente o aspecto social do mesmo. Você precisa superar a barreira de se sentir envergonhado, e simplesmente não é usado para uma língua estrangeira. Esta é a parte mais estranha de aprender qualquer língua.

'SKIP' The Hardest primeiro bit LÍNGUA ESTRANGEIRA


Por que você deve aprender esperanto? Porque é fácil.

Eu realmente não gosto de usar a palavra 'duro' com línguas - Eu acho que é contraproducente para designar aleatoriamente negatividade, que vai fazer absolutamente nada para realmente ajudá-lo a aprender uma língua. Mas de qualquer maneira, se você está curioso (eu começo pedido deste um aceso) da língua 'mais difícil' que eu aprendi e nunca vai aprender era ... espanhol. Yep - não importa o idioma que você sugere no mundo, espanhol vai sempre ter sido o mais difícil para mim.
Não por causa do subjuntivo, ou tabelas de conjugações ou qualquer das outras coisas que os pessimistas babar quando chegar pronto para compilar uma lista de razões para desencorajar as pessoas. É porque era a primeira língua estrangeira que eu já tentou falar. Não importa sobre a gramática e vocabulário muito quando você simplesmente não são utilizados para qualquer língua estrangeira que sai de sua boca. Esta barreira é um osso duro de roer e trabalho extra de precisar se preocupar com as conjugações, os casos, os gêneros de palavras etc, são geralmente vai adicionar a esta pressão.
A razão que eu estou sugerindo Esperanto por 2 semanas é porque é muito fácil (nenhuma palavra sexos, sem conjugação, perfeitamente fonética, sem exceções de regras aleatórias, vocabulário consistente e fácil). Se você é verdadeiramente dedicado e tem muito menos a lamentar-se aleatoriamente sobre, em seguida, em apenas um par de semanas você pode se concentrar inteiramente na comunicação com forma menos estudo. Você vai reconhecer milhares de palavras já desde a maior parte do vocabulário é baseado em línguas europeias como o francês, mas há um pouco de Inglês em lá também! Por exemplo, Sim é pronunciado exatamente o mesmo (grafada como 'jes').
Se você é totalmente dedicado para duas semanas, e na segunda semana que genuinamente tentar falar-lo em uma sala de chat ou no Skype, você será forçado a usar o que aprendeu, mas você não terá que pensar muito para fazer isto. Se você é dedicado o suficiente (e usar alguns hacks para se certificar de que você está falando mais rápido), você poderia fazer isso em um tempo muito curto. Você vai superar essa barreira de falar e se comunicar em uma língua estrangeira! Você precisaria de mais de 2 semanas a falar fluentemente, mas você pode realmente falar-lo e obter perto neste momento.
E então algo surpreendente acontece - que a língua-alvo, o que você realmente quer falar (para mudar para a França, tentando redescobrir suas raízes chinesas etc.) de repente se torna sua segunda língua estrangeira! Você já 'falar' um, então você ganhou essa confiança que parecia tão inalcançável antes, e agora você vai ter uma vantagem extra em que você realmente quer.

THE EDGE POLYGLOT


Não vai se surpreender ao saber que quanto mais línguas que você aprende, mais fácil é aprender a próxima. Se tanto a mim como um monoglota decidir tomar sobre a linguagem x, ao mesmo tempo, eu vou aprender muito provável que mais rápido do que ele quer. Isto não é porque eu sou mais inteligente, ou por causa de reconfigurações misteriosas dentro de meu cérebro. É por causa de técnicas, a familiaridade e confiança. Tanto quanto eu estou preocupado estes 3 aspectos são as únicas coisas que me separam de pessoas ainda falam apenas uma língua, tanto quanto a assumir um novo idioma está em causa.

Há uma abundância de técnicas e familiaridade desempenha um grande papel também, mas a confiança para falar realmente vai prendê-lo de volta se você não tem isso, mesmo se você sabe uma língua dentro para fora. Se você pode usar o esperanto para cortar o seu caminho em direção a esta confiança mais rápido, então você vai tê-lo para o seu 'segundo' língua estrangeira; a linguagem de prioridade que você definitivamente quero falar. Você vai saber que você pode se comunicar em uma língua estrangeira. Você vai ter a vantagem poliglota.
Este não é apenas a minha opinião. Vários estudos têm mostrado que a aprendizagem de Esperanto primeiro vai dar-lhe essa vantagem. Por exemplo, os alunos aprenderam esperanto por seis meses e, em seguida, Francês por um ano e meio. Outro grupo controle estudou apenas francês por dois anos - para que eles tinham vários meses mais estudos nessa língua. E ainda assim o primeiro grupo que chegou a aprender esperanto 'desviada' tinham significativamente melhor domínio da língua francesa.

Eles precisavam fazê-lo a longo prazo uma vez que esta teria sido feito usando a abordagem acadêmica. Como um hacker idioma, você só precisa de duas semanas (talvez mais, se você não pode ser muito comprometida).
Este post não é para convencer o mundo que todos nós precisamos de uma linguagem universal. O ponto é que a aprendizagem de uma língua que é fácil você irá obter milhas à frente. Sua língua-alvo real provavelmente vai ter algumas coisas difíceis de aprender que você terá que dominar, se você está a falar-lo com confiança. Mas simples confiança em si mesmo não virá para você a menos que você começar a falar uma língua. É um círculo vicioso.

Uma maneira que eu sair deste círculo mim é falar o mais rápido possível o mais cedo possível. Mas é fácil para mim dizer isso, porque eu tenho feito isso já antes. Uma vez que você faz uma vez, todas as vezes depois que se torna muito mais fácil.

Então, por que não fazer o tempo 'primeiro' você faz tudo sobre a comunicação com quase nenhuma gramática técnica etc. para se preocupar para que você possa superar esta barreira uma vez por todas?

Sim, a própria linguagem É LEGAL


Esperanto se encaixa no projeto porque ele foi projetado para ser fácil e material para aprender é muito fácil de encontrar. Assim como esta, há uma série de oradores que terá prazer em ajudá-lo, tanto online como em muitos lugares em pessoa.

Como eu disse no início, mesmo se houvesse apenas um cara para conversar eo material disponível para estudar, ele continuaria a trabalhar para os fins descritos aqui. O que é realmente verdade é que há milhões de falantes de Esperanto em todo o mundo. Eu conheci-se com eles muitas vezes e tinha muita diversão (clique no último link para ver-me a experimentar minhas habilidades patéticas como ator na língua).
Eu não estou olhando para uma sociedade utópica ideal quando eu ir a esses eventos de uma semana onde tudo (karaokês, menus de jantar, jogos, passeios ...) está em Esperanto. Eu ir para encontrar pessoas que se dão bem com muito bem, uma vez que há um número surpreendentemente grande de outros poliglotas, viajantes, vegetarianos, os usuários do Linux, não-bebedores e muitas pessoas de mente aberta lá.

Há lotes de grandes eventos em todo o mundo, ou você pode apenas encontrar alguns alto-falantes em sua cidade para praticar, mas você já pode fazer muita coisa online. A Internet tem abundância de conteúdo Esperanto; a Wikipedia Esperanto tem mais de 130.000 entradas (mais de árabe). Você pode encontrar um fórum ativo e um fantástico recurso de aprendizagem livre (com um grande campo de aprendizagem de línguas, um dicionário, uma sala de chat etc.) em Lernu.net (todo o site está disponível em várias línguas).
A linguagem soa agradável de ouvir e tem muitos fáceis de reconhecer palavras semelhantes para Inglês, Francês / Espanhol / Italiano e Alemão. Na verdade, o conteúdo (e não apenas a confiança) de Esperanto irá ajudá-lo a aprender um monte de línguas europeias! Quando eu tentei aprender alemão na escola, o acusativo parecia muito complicado. Mesmo o nome soa como você está culpando alguém. O acusativo existe em Esperanto (é um dos poucos pedaços de gramática, só assim você pode ter qualquer ordem que desejar palavra), mas seu uso é muito mais clara. Habituar-se a ele não significava que não era tão estranho para adicionar um -n em alemão quer.
Quando eu tentei aprender checo, o sistema de escrita de ter 'chapéus' em uma carta como s e c não parecia estranho em tudo, desde o esperanto faz isso para fazer a fonéticos língua (s = s, mas s = sh por exemplo) .

Mesmo se você está aprendendo uma língua não-europeia, a confiança que você ganharia em ser capaz de comunicar-lhe traria milhas à frente. Como eu disse, essa falta de confiança em falar uma língua é uma das principais razões que as pessoas simplesmente não fazer.
Se você pode começar a se comunicar, basicamente, em um idioma para o investimento de apenas algumas semanas, então você não teria que esperar os meses você teria de outra forma com sua língua-alvo. Eu acho que o esperanto é vale a pena conferir, além disso, mas mesmo se tudo que você está interessado em está atingindo falado confiança na sua língua-alvo real - este pequeno investimento poderia fazer uma grande diferença.
Então, o que você acha? Se você não foi capaz de falar a sua língua-alvo, no entanto, que você acha que esta injecção de confiança de tornar-se multilingue em um curto espaço de tempo vai fazer a diferença? Gostaria de continuar com Esperanto depois que ter a certeza que estavam se comunicando muito melhor? Pense Esperanto parece interessante o suficiente para check-out?

Deixe-me saber nos comentários!

Tópicos relacionados:

Comments

Filter by Language:
 2 All