Donner des réponses. - Português

Voter maintenant !RéponduQuestion Linguistique
Perguntas - Diferença entre ...

Olá! 

Preciso de ajuda para responder a três perguntas:

Qual é a diferença entre lá / ali / cá ? Entre após e depois ??

Em que contexto preferimos usar "se você quiser" ou "se você quer" ? 

Obrigado


PS: Delve into these free Portuguese learning lessons: Learning: ShoppingFoodGas StationBrazilian Slang

Donner des réponses.

RobertoDeAlvarenga profile picture RobertoDeAlvarengaSeptember 2017
Sobre cá, ali e lá. São três níveis crescentes de distância. Cá para mais próximo, ali intermediário e lá para mais longe. Contudo, a escala não é exata e depende sempre do contexto espacial com o qual a conversa envolve as pessoas.
Por exemplo, se eu estiver sentado numa cadeira numa praia, cá pode significar junto de mim, aqui embaixo do guarda-sol. Ali poderia ser utilizado para alguém na água, nadando. Lá poderia apontar para um barco chegando no horizonte...
Já dentro de um quarto, numa casa, cá poderia ser aqui na cama comigo. Ali poderia ser no banheiro ao lado. Lá poderia ser na cozinha ou no jardim...

Após e depois poderiam ser utilizados com o mesmo significado em muitas frases, mas, em certas situações, costuma-se preferir uma ou outra. Deve-se tomar o cuidado com eventuais adaptações necessárias nas palavras circundantes. Exemplo: "Após a..." pode equivaler a "Depois de..."

Quiser ou quer são tempos verbais diferentes. Quiser se refere ao futuro, algo que ainda vai acontecer. Já o quer se refere ao momento presente. Exemplo: Se você quiser ir ao clube agora, eu vou com você. Nesta pergunta, considera-se que a pessoa ainda vai refletir se quer ir ou não e dá-se um tempo para que ela pense na resposta. Já em: Você quer ir ao clube agora? Considera-se que a resposta já existe na cabeça da pessoa e apenas se deseja ser informado da decisão.

É curioso prestarmos atenção em detalhes assim. Acabamos vendo como é rica a linguagem é rica embora ainda muito limitada diante de tudo que temos dentro de nós. Espero ter ajudado um pouco a esclarecer. Boa sorte!
ANDREAMELO profile picture ANDREAMELONovember 2015
Olá Marcexlian!
Lá e ali, são a mesma coisa, é algo que está um pouco distante ou distante, mas o ali, diria que são para coisas que estão mais próximas, que geralmente estamos vendo. Por exemplo. Vái ali e pega aquele objeto para mim. Aonde está o controle da TV? "Está ali! Mas também poderia usar está lá", mas as vezes o lá soa como algo um pouco mais distante. Mas usamos os dois.
Já o " cá" é algo que nos está bem próximo está conosco, usamos para representar os lugares que estamos agora. Por exemplo. Vem cá em casa, vem cá comigo, serve para chamar alguém para ficar próximos da gente.

Após e depois. São palavras sinônimas, mesmo significado.

Se você quiser: Está em um futuro incerto, as vezes na dúvida da resposta do outro. Por exemplo: Imagine que és um vendedor, já fez diversas vendas para um cliente, mas você ainda tem alguns produtos que o cliente ainda não viu, e ai você pergunta, se você quiser tais produtos, eu posso te dar desconto.
Já o se você quer, está mais no afirmativo e no presente. Por exemplo: Se você quer algo tem que correr atrás. Se você quer o produto, tem que pagar!