Language/Portuguese/Culture/Education

From Polyglot Club WIKI
< Language‎ | Portuguese‎ | CultureRedirect page
Jump to navigation Jump to search
Rate this lesson:
0.00
(0 votes)

Açaí.jpg


O Brasil Amazônico[edit | edit source]

Belém do Pará e seus atrativos culturais e gastronômicos[edit | edit source]

A cultura Brasileira é muito diversa, devido ao fato do Brasil ser um país de dimensões continentais. Podemos dizer que existem vários "Brasis" dentro do Brasil. Nesse contexto, falaremos um pouco sobre a região amazônica no norte do país, que possui dimensões continentais e é maior que muitos países, portanto há muita diversidade étnica e cultural dentro da região. Vamos falar um pouco sobre Belém do Pará, um dos estados que compõe a federação brasileira, mais especificamente sobre a culinária e os atrativos naturais da paisagem amazônica e ribeirinha.

Açaí batido.jpg

Belém a capital do estado do Pará é formada por uma parte continental e mais 39 ilhas que compõe seu território, destas ilhas somentes algumas são mais densamente habitadas e a maioria ou não é habitada ou possui um número reduzido de casas, geralmente comunidades familiares. O extração do açaí nativo constitui umas das principais fontes de renda dos ribeirinhos, sobretudo das ilhas menos habitadas, produto muito procurado no mercado local e também para exportação, é difícil encontrar um belenense ou mesmo paraense de regiões próximas que não goste de tomar uma açaí, seja como sobremesa após o almoço, seja como a própria refeição, geralmente acompanhado de farinha de mandioca e alguma proteína como peixe ou charque nesse última caso. Dá pra dizer que o açaí é uma das paixões de todos em Belém, tanto que uma sorveteria local até criou um sabor de açaí muito apreciado pelos moradores locais e pelos turistas.

Outra iguaria da culinária local é o tacacá, feito com o tucupi que é o líquido fermentado extraído da mandioca brava, acrescido de jambú, uma erva com sabor único e que provoca uma leve dormência nos lábios e língua, e também leva a goma, que serve como atenuador da acidez do tucupi e por ultimo os camarões. É servido em cuias, que são feitas a partir de uma árvore conhecida como cueira, sempre quente e com palitos pra pegar os camarões e o jambú. E falando em tucupi, há uma imensa varidade de pratos feitos usando esse líquido delicioso, são as caideiradas paraenses, onde os peixes da região são cozidos com muitos outros temperos e às vezes camarões pra depois serem servidos, há também um prato famosíssimo feito com Tucupi que é o "Pato no Tucupi", que é a carne do pato cozida com temperos mergulhadada no tucupi e é claro que sem faltar o jambú.

No entanto, o ponto alto da culinária local é uma comida típica chamada "Maniçoba", uma espécie de feijoada amazônica sem feijão, o preparo desse prato tem íntima ligação com umas das maiores festas religiosas cristãs do mundo "O círio de Nazaré" que acontece em Outubro em Belém do Pará. É tradição que as famílias se reúnam nesse período e degustem a maniçoba, porém seu preparo começa 7 dias antes, pois a maniva que é a folha que é o principal ingrediente da maniçoba precisa cozinhar por 7 dias pra perder a toxina que possui. Após isso, são acrecidos ingredientes de porco e outros que formam a mistura da maniçoba, que apesa da aparência esquisita à primeira vista é um verdadeiro manjar dos deuses, mas não é aconselhável para pessoas sensíveis a gordura ou comidas mais pesadas, mas não se preocupem, pois já há quem faça uma opção vegana, bem mais leve e igualmente saborosa.

Outro dia volto com mais uma dose da cultura de Belém do Pará e de outro lugares do Brasil Amazônico.

Contributors


Create a new Lesson