GIVE ANSWERS - Português

100% GOOD (1 votes)AnsweredLanguage Question
qual é a diferença entre encarnado e vermelho? obrigada:D
GIVE ANSWERS
  • 4 answers
eliandra_v profile picture eliandra_vMarch 2021
Olá, Yawaloo! Na verdade, o nome da cor é vermelho mesmo. Esse é o nome primordial. A palavra encarnado é uma tentativa de precisar o tom ou a variedade da cor. Há palavras como: encarnado (e cor de carne), carmim (cor de de corante vermelho ou da flor), bordeaux (cor de vinho), rubi (cor da pedra preciosa), para tentar explicar a diferença de um tom de vermelho para outro, mas nem todo mundo vê da mesma forma a mesma cor. É até polêmico ter tantos nomes. Então, te aconselho a usar o nome principal das cores: vermelho, azul, verde, branco, preto, amarelo, laranja, rosa, roxo, cinza. Por exemplo, o azul pode ser : azul-piscina, azul-marinho, azul-turquesa, azul-royal, anil, índigo; o verde pode ser: verde-piscina, verde-musgo, esmeralda. No final das contas, essa variação serve mais pra tintas, decoração, pra tecidos. Pra vida comum, use os nomes simples que eu listei. Bons estudos! Tudo de bom pra você!
mvmelo profile picture mvmeloMarch 2021
Quando falamos de cores, as duas palavras podem ter o mesmo significado da palavra rot em alemão. Mas a palavra encarnado não é utilizada na prática. Prefira usar vermelho quando quiser se referir à cor.
  • Yawaloo profile picture YawalooMarch 2021
    Boa noite! Muito obrigada
    Eu não percebo porque os portugueses têm duas palavras por a mesma cor...?!
vinicius_d4 profile picture vinicius_d4March 2021
Eu como brasileiro nunca tinha ouvido a palavra encarnado, com esse sentido, em contexto algum.

Encarnado vem de carne, o que se encarna. Provavelmente a palavra encarnado para se referir à cor é um uso figurado associado à literatura, pois a carne é vermelha.