ODPOWIEDZ! - Português

100% GOOD (1 votes)OdpowiedzianoPytania językowe
É algo ofensivo a dizer "você fiz uma besteira"?


PS: Explore free learning materials for Portuguese: Free training: Live in PortugalBuildingsDrinkHow to Say Hello

ODPOWIEDZ!

Josenilson profile picture JosenilsonMarch 2017

"você fez uma besteira" não é algo ofensivo, mas você pode substituir por: "você fez algo errado", "você errou" ou "você fez algo ruim"

ComAlgumaChance profile picture ComAlgumaChanceJuly 2017
Como disse policarpo_, sim, depende do tom de voz ou da entonação, mas pode significar: "Você cometeu um erro", "Você fez algo que não devia (ter feito)", "Você destruiu a ponte enquanto passávamos por ela", "V. pisou numa mina terrestre, e ela explodiu...", "V. entrou forte demais na curva, e o carro capotou", "V. pulou para dentro do quintal do vizinho, e o pitbull dele fez picadinho de você" e, para encerrar, seu amigo pode lhe dizer que "v. fez uma besteira" em ter pulado n'água para salvar um paraplégico de afogamento, e você ficar ofendido com isso. Afinal de contas, você fez uma boa ação. Para não encompridar muito a história, fico por aqui. Ou por ali.
gbarbalho profile picture gbarbalhoOctober 2017
Pior seria: "você fez merda."
william_so profile picture william_soMarch 2018
"Você fez uma besteira" seria a forma correta de escrever!
Normalmente as pessoas não gostam muito de receber críticas, esta frase é o mesmo que dizer que alguém fez algo errado. Acredito que se for uma pessoa próxima a você, não haverá problemas em dizer que ela fez uma besteira!
KARLA-MSSID profile picture KARLA-MSSIDSeptember 2017
Você disse fiz, o certo seria "fez" . "A frase Voce fez besteira"? Do meu ponto de vista é um pouco ofensiva sim, seria mais adequado perguntar, "você fez algo incorreto ou equivocado"?
Thais_Marcal12 profile picture Thais_Marcal12June 2017
Não. É um aviso de um ato feito no pretérito (Passado). Entretanto, o verbo 'fiz' deve ser conjugado corretamente para 'fez'.
policarpo_ profile picture policarpo_June 2017
Dependendo da entonação sim
Benonepawer profile picture BenonepawerMarch 2017
Não isso nunca é ofensivo e bem mais informal que "você fez algo errado"