GIVE ANSWERS - Português

Vote now!AnsweredLanguage Question
Todos e Tudos

As vezes eu veijo escrito "todos" e as vezes eu veio "tudo", ¿Cómo fazo para saber qual usar corretamente? Obrigada

GIVE ANSWERS

luwirsig profile picture luwirsigSeptember 2021
Lê este artigo, espero que isso ajude:
https://learn-portuguese.org/tudo-vs-todo
marco121 profile picture marco121September 2021
. Então, para resumir, TUDO significa o oposto de NADA e é invariável. TODO significa ”qualquer” ou ”por inteiro” e varia em gênero e número. Enquanto a palavra TUDO refere-se à totalidade das coisas, a palavra ”todo” refere-se a coisas mais específicas.

Qualquer duvida consigo da exemplo para te explicar melhor.
wagneroliveirrah profile picture wagneroliveirrahLast month
Embora estas duas palavras tenham, no final, o mesmo significado, dependerá da construção gramatical que você esteja utilizando. Além disso, o português faz diferenciação entre masculino e feminino. Por exemplo:
Todos - TODOS OS brasileiros falam português como língua nativa.
Todas - TODAS AS brasileiras são mulheres bastante trabalhadoras.
Tudo - Tudo no Brasil grandes proporções, como por exemplo, nossa costa marítima.
Explicando: quando você diz TODOS, você está falando de um determinado grupo de alguma coisa, TODOS OS carros, TODOS OS animais, TODOS OS aviões, TUDO. Você notará que terá o artigo definido ”OS” depois da palavra TODOS, ou seja, você está se referindo a um grupo de determinado item, masculino.
A mesma explicação vale para TODAS AS, só que neste caso, é um grupo de item femininos, por exemplo, TODAS AS casas, TODAS AS famílias, TODAS AS pessoas., TODAS AS lâmpadas, TODAS AS portas, por exemplo.
Com relação ao TUDO, você está falando de quaisquer (dica: no plural de qualquer é quaisquer, a única palavra da língua portuguesa que tem plural no meio, ao invés do final) grupos, sem especificar se são masculinos ou femininos, é como você resumisse ou somasse todos os itens numa palavra só.
Exemplo: “TODOS OS trens, TODOS OS navios, TODOS ESTES carros, TODOS AQUELES aviões, TODAS AS bicicletas, TODAS AS motocicletas, TODAS ESTAS carruagens, TODAS AQUELAS barcaças, TUDO serve como meios de transporte”.
Note que após a palavra TODO ou TODOS, virão os artigos definidos OS, ESTES (o que está perto), AQUELES (o que está longe). Após a palavra TODA ou TODAS virão os artigos definidos AS, ESTAS (o que está perto), AQUELAS (o que está longe).
Após a palavra TUDO normalmente vem um verbo, por exemplo:
TUDO serve como meios de transporte.
Vaidade, vaidade, TUDO é vaidade!!!

Ou poderá vir uma contração de em+ele = nele, em+ela = nela, de+ele= dele, de+ela = dela
Exemplos:
Tudo NELE cheira a mentira!
Tudo NELA é simples!
Tudo DELE é emprestado.
Tudo DELA é complicado.

Existem outras construções com outras classes gramaticais, mas se você souber esta estrutura, poderá usar em qualquer colocação que dará certo.

Mais uma coisa: o contrário de TUDO é NADA, de TODOS pode ser NENHUM e de TODAS pode ser NENHUMA